
Como parte do Curso de Atualização para Agente de Trânsito, promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), agentes de trânsito e servidores participaram, nesta quarta-feira (19), de uma oficina formativa na Fainor, com o tema “Abordagem para a diversidade e acessibilidade – Público LGBTQIAP+”.
A iniciativa visa aprimorar a atuação dos agentes, garantindo abordagens humanizadas e respeitosas em fiscalizações e demais atividades do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans).
Capacitação e debates
A formação abordou dinâmicas de grupo e discussões sobre diversidade e igualdade, instruindo os agentes sobre tratamento adequado de pessoas travestis e transexuais, incluindo o direito ao uso do nome social e o respeito às identidades de gênero.

A palestra foi ministrada pelo coordenador municipal de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa, com participação da psicóloga Vanessa Nunes, da assistente social Andressa Chagas e do advogado João Pedro Coutinho.
José Mário Barbosa destacou o pioneirismo da iniciativa, ressaltando o compromisso do governo municipal com a mobilidade e o respeito a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.
“A acessibilidade e a mobilidade incluem o respeito e a cidadania. Essa capacitação conscientiza sobre a lgbtfobia institucional, prevenindo assédios e constrangimentos no ambiente de trabalho”, afirmou.
O agente de trânsito William Abreu, responsável pelo curso, destacou a importância da atualização constante dos profissionais:
“Além das diretrizes do Contran, decidimos incluir temas essenciais, como o abordado pela equipe de José Mário, para garantir que os agentes cumpram a lei com respeito e equidade”, explicou.
Já a agente Alba Celeste Campos reforçou o impacto positivo da capacitação: “É essencial saber se comunicar de forma respeitosa com as pessoas”.
Atendimento à população LGBTQIAPN+
A Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), oferece serviços de assistência jurídica, psicológica e social em Vitória da Conquista.
Interessados podem procurar o Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH), na Avenida Otávio Santos, 744, bairro Recreio, ou entrar em contato pelo telefone (77) 98824-4290.