
O maior trunfo de "Adolescência", série da Netflix e que é disparada a produção de maior sucesso do ano até agora do streaming, não é o estilo plano-sequência dos episódios, que foram gravados todos de uma vez sem cortes e sem pausas, É o plano narrativo. Stephen Graham e seu corroteirista Jack Thorne capturaram um medo universal —o filho que se desgarra da família para fazer algo terrível— e atualizaram para hoje.
É simultaneamente perene e representativo desses tempos; é um conto de terror social com o sotaque do interior operário inglês, mas ressoa em qualquer parte do mundo onde haja serviço de internet. A série não procura dá total ênfase ao assassinato, mas sim nas causas que podem levar a essa tragédia. Um drama familiar que nos deixa Impactados e bem reflexivos quanto ao Bullying e sobre tudo, aos perigos que a internet podem oferecer para a vida e para a cabeça dos mais jovens de modo geral.
É sem dúvidas uma série incrível, atual e perturbadora. O confronto entre o jovem Jamie e sua psicóloga tem diálogos extremamente agoniantes. Se você é um pouco mais sensível, ao assistir a série , vai ter compaixão do Jamie, e depois poderá sentir raiva dele, querer que ele seja preso. O modo como essa história é contada é um grande alerta para o mundo como sociedade. Muitas vezes os filhos não estão tão seguros dentro de casa no ambiente da internet e os pais podem nunca saber disso.
Essa história não é um caso isolado. A série apresenta as vulnerabilidades, ódio, resquícios da infância, arrogância adolescente e uma dilacerante necessidade de aprovação. Tudo isso levado ao extremo na interpretação chocante do jovem Owen Cooper de apenas 15 anos. Vale destacar também, que embora o elenco não tenha grandes nomes, todos ali dão um total brilho e sobre tudo , realismo as cenas que são quase todas bem fortes e difíceis de interpretar.
Não é por acaso que "Adolescência" tem esse nome, é um título propositalmente abrangente e que não tem nada haver apenas com uma família disfuncional, pode muito bem acontecer com qualquer família que seja vista como padrão perfeito para a sociedade, porque os perigos e as dificuldades adolescentes pode estar dentro de nossas casas, embaixo do seu nariz, e ninguém dá conta. Os conflitos internos que um adolescente pode viver, ninguém se quer pode imaginar, e eles podem muito bem serem potencializados pelo lado ruim da internet sem que ninguém perceba.