top of page

Furdunço 2025 celebra os 40 anos do axé e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador

O Furdunço 2025 reuniu milhares de foliões no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), neste domingo (23), com uma programação especial em homenagem aos 40 anos do axé music, que serão celebrados em 2025. Grandes nomes da música baiana, como Daniela Mercury, É o Tchan, Olodum, Mudei de Nome, Tonho Matéria, Babado Novo, Armandinho e Irmãos Macedo, BaianaSystem, entre outros, animaram o público no segundo dia do pré-Carnaval de Salvador.


Residente no Canadá há dois anos e meio, Mateus Vidal, ex-vocalista do Olodum, fez uma participação especial com a banda e celebrou o retorno. “É muita felicidade, gratidão, contente por ter ajudado a construir essa história. Mesmo afastado, não deixei de ser Olodum e sempre que puder estarei voltando”, afirmou.


O cantor Daniel Vieira destacou a importância do evento como um termômetro para a folia. “O Fuzuê e o Furdunço são como aulas inaugurais do Carnaval. As famílias vêm pra rua e a gente fica feliz em fazer parte dessa festa democrática”, disse.


A secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, reforçou a grandiosidade do evento e o impacto para a cidade. “O Fuzuê e o Furdunço foram especiais este ano. Tivemos muitas famílias, crianças e pessoas de todas as idades aproveitando. A expectativa para o Carnaval é a melhor possível”, afirmou.


O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, ressaltou o crescimento do evento e a ocupação recorde da rede hoteleira. “Já estamos batendo recordes com a hotelaria lotada e, se Deus quiser, teremos o maior Furdunço de todos os tempos”, disse.


Diversidade e irreverência marcaram a festa


Além da programação musical, o evento também foi espaço para irreverência e expressões culturais. O influenciador Paulo César Reis, vestido de padre e segurando uma placa com a frase “Já pecou hoje?”, brincou com os foliões. Já o grupo Amoras, formado por 28 mulheres vestidas com referências à Carmen Miranda, celebrou a liberdade e o empoderamento feminino.


André Barreto, de 59 anos, que retornou ao Carnaval de Salvador após três décadas, trouxe o marido Ralf Oelschlager, de 60 anos, dos Estados Unidos, para conhecer a festa. “O Carnaval está uma maravilha”, comentou.


Esquema especial de serviços garantiu segurança e organização


A Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços para o pré-Carnaval, incluindo ordenamento do trânsito e transporte, fiscalização de ambulantes, iluminação e segurança reforçada. A Guarda Municipal atuou com mais de 500 agentes, enquanto a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) realizou resgates na orla da Barra.


Além disso, dois módulos de saúde foram instalados no circuito para atendimento médico. O evento também contou com ações da Limpurb para limpeza das vias e estrutura reforçada para garantir o conforto dos foliões.

WhatsApp do Portal Cubo
bottom of page