A equipe de brigadistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Corpo de Bombeiros continuam o combate a um incêndio em uma área de difícil acesso, após o início das chamas na noite de ontem (1º), em um local situado depois do anel viário, no sentido Barra do Choça. De acordo com a Semma, as equipes conseguiram controlar o fogo na noite de ontem, mas o incêndio recomeçou hoje, se espalhando rapidamente e permanecendo ativo até a noite.
Desde as primeiras horas desta quinta-feira (2), os brigadistas retornaram ao local, onde ainda havia focos de fogo e fumaça, especialmente nos tocos das árvores. Eles realizaram o rescaldo para eliminar os pontos remanescentes e prevenir novos incêndios. Além disso, a área foi monitorada e feita uma varredura para avaliar o impacto sobre a fauna. Durante a operação, um cavalo foi encontrado nas proximidades da área atingida, mas o animal estava sem ferimentos. Até o fim da manhã, a equipe estava realizando o resfriamento de alguns pontos críticos.
Após considerarem o trabalho encerrado, a Semma e o Corpo de Bombeiros foram novamente acionados pela população, devido ao surgimento de novos focos de incêndio no mesmo local. O fogo se alastrou rapidamente, e foi necessário reforçar a equipe. Atualmente, sete agentes da Brigada de Incêndios, uma viatura e um caminhão-pipa estão no local para combater o incêndio.
Outro incêndio foi registrado nesta quinta-feira (2), na Serra do Periperi, próximo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Os brigadistas conseguiram controlar as chamas e o incêndio foi finalmente extinto.
A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, ressaltou que, apesar de o calor intenso e a baixa umidade do ar favorecerem o surgimento de queimadas, a maioria dos incêndios ocorre devido à ação humana, seja intencionalmente, por desconhecimento ou imprudência. Ela alertou para práticas como jogar bitucas de cigarro acesas no chão ou atear fogo em lixo, que podem gerar incêndios de grandes proporções e causar danos ao meio ambiente e à saúde da população.
"Quem faz isso não tem noção do crime que está cometendo", afirmou Ana Cláudia Passos, explicando que o uso de fogo sem licença, mesmo em terrenos particulares, pode resultar em multas administrativas, reparação dos danos causados e processos criminais.
Para reduzir o número de queimadas nesta época do ano, a Semma orienta a população a não jogar bitucas de cigarro ou lixo em terrenos baldios ou áreas de preservação. A secretária também pediu aos proprietários de terrenos que mantenham essas áreas limpas. Caso alguém veja pessoas ateando fogo em áreas ou identifique focos de incêndio, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou para a Semma pelo número 77 3429-7906.