Após a posse dos 23 vereadores eleitos de Vitória da Conquista, marcada para o dia 1º de janeiro, às 15h, no Grand Hall da Limão Doce, a Câmara Municipal se reunirá para eleger sua nova mesa diretora. Segundo apuração do Portal Cubo, a eleição deverá ocorrer em chapa única, liderada pelo vereador Ivan Cordeiro (PL).
A chapa inclui a vereadora Cris Rocha (MDB), Luciano Gomes (PCdoB), Hermínio Oliveira (PP) e Dinho dos Campinhos (Republicanos). O destaque vai para a composição mista, que reúne figuras da oposição e da base do governo da prefeita Sheila Lemos. Cris Rocha e Luciano Gomes, por exemplo, pertencem à oposição, enquanto Ivan Cordeiro, alinhado ao bolsonarismo, representa a base governista.
A escolha de Ivan Cordeiro para presidir a Câmara ocorre em um cenário peculiar. Embora o PT, PCdoB e PSB tenham criticado veementemente o bolsonarismo durante a campanha eleitoral, a eleição da mesa diretora rompe momentaneamente com essa polarização. Ivan, que obteve mais de 13 mil votos no estado nas eleições para deputado em 2022, sendo mais de 11 mil em Vitória da Conquista, conta com apoio de vereadores de legendas como PT, PCdoB e PSB..
Procurado pela imprensa, o presidente do PT em Vitória da Conquista evitou comentários sobre a composição da mesa e delegou a responsabilidade aos vereadores da bancada, sob liderança de Alexandre Xandó. Já o PSB, mesmo orientando seus parlamentares a votar contra, afirmou que o vereador Ricardo Gordo declarou apoio a Ivan Cordeiro. Outros partidos e vereadores não se pronunciaram publicamente sobre a formação da chapa até o momento.
Comentários