top of page
Descubra o refúgio perfeito para curtir as férias na Península de Maraú, na Bahia

Justiça pede distribuição da relatoria da Operação Overclean para Flávio Dino

Do Portal Cubo
Justiça pede distribuição da relatoria da Operação Overclean para Flávio Dino
Justiça pede distribuição da relatoria da Operação Overclean para Flávio Dino

A Justiça Federal da Bahia solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ministro Flávio Dino assuma a relatoria da Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio milionário de recursos provenientes de emendas parlamentares. O caso está atualmente sob análise do ministro Kassio Nunes Marques, sorteado inicialmente como relator, que decidirá se atenderá ao pedido de redistribuição.


A Operação Overclean, conduzida pela Polícia Federal (PF), apura fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos de engenharia, com movimentações financeiras suspeitas que somam cerca de R$ 1,4 bilhão.


O pedido de redistribuição foi fundamentado pela PF com base na conexão entre a investigação e outros casos já relatados por Flávio Dino, envolvendo irregularidades no uso de emendas parlamentares. Dino já havia ordenado a suspensão do pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas suspeitas e destacou, em decisão anterior, apreensões como a de dinheiro em um avião durante a primeira fase da operação.


Entre os episódios citados na investigação está o caso de Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que teria jogado uma sacola de dinheiro pela janela durante uma abordagem policial em Campo Formoso, Bahia.


A inclusão de Elmar Nascimento e outros parlamentares com foro privilegiado no caso motivou a remessa da investigação ao STF. Se o pedido for acatado, a redistribuição reforçará a linha de apuração liderada por Dino sobre irregularidades no uso de recursos públicos em emendas parlamentares.

bottom of page