Encerrando agora em 2024 seu ciclo de 32 anos como vereadora de Vitória da Conquista, Lúcia Rocha, está cotada para ser anunciada como a nova diretora da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) no governo de Jerônimo Rodrigues. Filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Lúcia é uma figura de destaque no partido, que tem como principais líderes os irmãos Vieira Lima, Geddel e Lúcio.
Lúcia Rocha foi candidata à prefeitura de Vitória da Conquista em 2024, terminando em terceiro lugar na disputa vencida por Sheila Lemos. Sua indicação à diretoria da CERB faz parte de uma negociação política que envolve o fortalecimento do MDB no governo estadual.
Sucessão na CERB e articulações políticas
A diretoria da CERB estava anteriormente ocupada por Alex Futuca, que deixou o cargo para disputar – e vencer – a prefeitura de Ibirataia. Hoje está com Jayme de Souza Vieira Lima Filho. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento, à qual a CERB está vinculada, é comandada por Larissa Moraes, afilhada política de Lúcio Vieira Lima e também integrante do MDB, reforçando a aliança entre o partido e o governo Jerônimo Rodrigues, que tem como vice-governador o Geraldo Jr. (MDB).
Projeção para 2026
Além de sua nova função, a movimentação política pode servir como trampolim para que Lúcia Rocha volte a disputar um cargo eletivo em 2026. Após ficar como primeira suplente do MDB nas últimas eleições de 2022 para a Assembleia Legislativa, o novo posto na CERB pode fortalecer sua trajetória rumo a uma candidatura a deputada estadual.
A oficialização do nome de Lúcia Rocha na CERB deve ocorrer nos primeiros dias de 2025, segundo apuração do portal Cubo.