O arcebispo de Salvador, cardeal Sérgio da Rocha, representará o Brasil no Conclave que elegerá novo papa
- Da Redação
- há 5 horas
- 2 min de leitura

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha, está entre os cardeais com direito a voto no Conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica, após a morte do papa Francisco. O pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma, aos 88 anos, encerrando um pontificado marcado por reformas e aproximação com os fiéis.
Nomeado cardeal pelo próprio Francisco em 2016, Sérgio da Rocha integra o grupo de membros do Colégio Cardinalício com menos de 80 anos, condição exigida para participação na eleição papal. A votação ocorrerá em sigilo absoluto na Cidade do Vaticano, nas próximas semanas.
Natural de Dobrada, interior de São Paulo, o cardeal tem trajetória destacada na Igreja brasileira. Já atuou como bispo auxiliar em Fortaleza, arcebispo de Teresina e de Brasília, até ser nomeado arcebispo de Salvador em 2020. O título de primaz do Brasil é conferido ao líder da arquidiocese mais antiga do país.
Além de Sérgio da Rocha, outros seis cardeais brasileiros também participarão do Conclave: Jaime Spengler (Porto Alegre), Odilo Scherer (São Paulo), Orani Tempesta (Rio de Janeiro), Paulo Cezar Costa (Brasília), João Braz de Aviz (emérito de Brasília) e Leonardo Ulrich Steiner (Manaus), consolidando o Brasil como um dos maiores colégios eleitorais nacionais dentro da Igreja Católica.
Ainda nesta segunda-feira (21), às 17h, o cardeal Sérgio da Rocha presidirá uma missa em homenagem ao papa Francisco na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no centro histórico da capital baiana. A celebração deve reunir fiéis, autoridades religiosas e representantes do clero baiano.
Com a morte de Francisco, a expectativa global se volta para Roma, onde os cardeais definirão o novo sucessor de São Pedro.