top of page

Palestino vencedor do Oscar é linchado e preso por israelenses. Diretor já foi libertado

Foto do escritor: Wilke LimaWilke Lima



Mais um episódio do ódio que os Israelenses tem pelos palestinianos ; Hamdan Ballal, diretor do filme vencedor do Oscar de melhor documentário está desaparecido. De acordo com o co-diretor israelense, Yuval Abraham, o palestino teria sido linchado por “colonizadores israelenses”. Em uma série de posts em seu perfil do X (ex-twitter), Abraham denunciou as supostas agressões feitas ao colega e disse que Ballal teria ferimentos em sua cabeça e barriga. As postagens foram feitas na madrugada desta 2ª feira.


O cineasta foi linchado nas proximidades de um vilarejo chamado Susya, que foi alvo de dezenas de israelenses que atiraram pedras em moradores, veículos e residências. Os palestinos responderam e, nos confrontos, o diretor acabou sendo ferido


No Other Land (Sem Chão) venceu o Oscar de melhor documentário em 2025. O longa-metragem estreou no Festival de Cinema de Berlin, no ano passado. A obra fala sobre uma família palestina e seus desafios enfrentados ao viver em Gaza. Apesar do sucesso internacional, o filme ainda não possui distribuidor oficial nos Estados Unidos.


Libertado;

A denúncia foi feita pelo diretor Yuval Abraham, que confirmou hoje que Ballal já foi libertado. “Depois de ser algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família.” escreveu ele.




WhatsApp do Portal Cubo
bottom of page