Papa Francisco nomeia Dom Vítor Agnaldo de Meneses como novo arcebispo de Vitória da Conquista
- Da Redação
- 14 de fev.
- 1 min de leitura

O Papa Francisco anunciou nesta sexta-feira (14) a nomeação de Dom Vítor Agnaldo de Meneses como novo arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista. O religioso, que atualmente lidera a Diocese de Propriá, em Sergipe, assume a nova missão no sudoeste da Bahia.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou Dom Vítor, desejando-lhe um ministério pautado na esperança cristã e na proteção de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade. A mensagem foi assinada pelo presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, e demais membros da presidência da instituição.
Natural de Curaçá, na Bahia, Dom Vítor foi ordenado sacerdote em 1998 e possui uma trajetória marcada por funções como pároco, reitor de seminário e diretor espiritual. Com formação em Filosofia e Teologia, especializou-se em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária. Também foi diretor nacional da Pontifícia Obra de Propagação da Fé e administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju. Desde 2018, exerce o episcopado na Diocese de Propriá.
A posse do novo arcebispo de Vitória da Conquista ainda não teve data divulgada.