O governo russo revelou esta semana o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, que deverá estar disponível para pacientes de forma gratuita a partir do início de 2025. Segundo informações divulgadas pela agência russa de notícias, a vacina é fruto de uma colaboração entre diversos centros de pesquisa e apresentou resultados promissores em ensaios pré-clínicos, suprimindo o desenvolvimento de tumores e potenciais metástases.
O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Rússia está desenvolvendo duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas utiliza a tecnologia de mRNA, também aplicada nas vacinas contra a Covid-19. Trata-se de um imunizante personalizado, que é produzido com base na análise genética do tumor de cada paciente. Essa abordagem permite “ensinar” o sistema imunológico a identificar e atacar células cancerígenas de forma específica.
A segunda vacina, chamada Enteromix, combina quatro vírus não-patogênicos com a capacidade de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a resposta imunológica do paciente contra o tumor.
A iniciativa representa um avanço significativo na área de imunoterapia oncológica e coloca a Rússia na linha de frente das inovações médicas no combate ao câncer.