Na próxima quinta-feira (16), cerca de dois mil policiais e bombeiros serão mobilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) para garantir a tranquilidade durante a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador. O Governo do Estado investirá mais de R$ 1,4 milhão na operação, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes e atendimento aos baianos e turistas.
O esquema de segurança contará com 79 câmeras instaladas ao longo do trajeto, algumas equipadas com tecnologia de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. Esses dispositivos auxiliarão no monitoramento em tempo real e no acionamento rápido das equipes. Duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) estarão posicionadas em pontos estratégicos, com centrais de videomonitoramento integradas.
Operação integrada
No Centro de Operações e Inteligência (COI), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado, reunindo 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas. Durante o percurso entre as igrejas da Conceição da Praia e do Bonfim, ações preventivas, de inteligência e de resgate serão realizadas por policiais militares, civis, peritos e bombeiros, com o apoio de viaturas e aeronaves.