O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, de forma unânime nesta segunda-feira (21), pela manutenção da inelegibilidade de Bonifácio (MDB), candidato mais votado na eleição para a Prefeitura de Ruy Barbosa, a 320 km de Salvador. Com isso, também foi determinada a realização de um novo pleito no município. No entanto, o candidato ainda pode recorrer da decisão.
Bonifácio recebeu 9.999 votos no pleito realizado no dia 6, mas sua candidatura está sub judice devido a problemas relacionados à sua gestão anterior como prefeito. O Tribunal de Contas do Município (TCM) e a Câmara de Vereadores rejeitaram sua prestação de contas de 2016, apontando irregularidades no uso de recursos do Fundeb, o que motivou a coligação "União, Trabalho e Desenvolvimento" a pedir a impugnação da candidatura.
A defesa de Bonifácio argumentou que a inelegibilidade exigiria dolo específico, ou seja, uma intenção clara de prejudicar o bem público para beneficiar a si mesmo ou terceiros. Contudo, o TRE-BA rejeitou o recurso, sustentando que havia dolo genérico nas irregularidades, configurando a inelegibilidade.
Comments